04/12/2010

PROJETO GINGA TOTAL

PROJETO DE CUNHO SOCIAL E CULTURAL

TÍTULO: “GINGA TOTAL”(A DANÇA COMO RESGATE À VIDA E A DIGNIDADE HUMANA)
MODALIDADE(S): DANÇAS POPULARES , COM RAÍZES FORTES NA CULTURA AFRO
ÁREA(S): Social e Cultural
LOCAL: BAIRRO GUAÍRA E PAROLIN EM CURITIBA
Coordenação Adilto José de Paulo Dayana Maria Assolari de Lima Jennifer P. Gomes João Paulo Dias da Rocha Luis Gustavo da Fontes Lima Coreógrafos
DEFINIÇÃO e JUSTIFICATIVA
O grupo desenvolve suas atividades desde 05/08/01. Nesta região, o projeto teve início, há sete anos, desde 2003 quando um educador do Educandário Salesianos do Bairro Guaíra, Adilto de Paulo, O “Black”, se propôs a estimular crianças e adolescentes do entorno para ensaiar diversos tipos de danças após seu período de trabalho. Atua nos bairros Parolin e Guaíra, com o intuito de resgatar crianças e adolescentes de situações de riscos, como droga e violência, trabalhando com eles, a cultura e a cidadania, devolvendo-lhes a dignidade e auto estima através da descoberta do seu talento. O educador Se preocupa em estimular estes jovens a freqüentarem regularmente a escola, prestando conta também de seu aproveitamento escolar. São 60 integrantes ativos, sendo a grande maioria, crianças entre 7 e 12 anos, com dificuldades financeiras e problemas de estrutura familiar. Porém, são felizes enquanto valorizados como seres talentosos e unidos em seus objetivos de grupo.
PÚBLICO ALVO:
Crianças de 7- 12 anos
Adolescentes : 12 – 17 anos
Jovens e adulto: a patir de 18 anos
Atualmente desenvolvido com 60 participantes, formando agentes multiplicadores atuantes em comunidades carentes como já temos o exemplo de um dos nosso dançarinos que realiza um trabalho de dança e acrobacias com crianças e jovens da comunidade onde vive no Parolin dentro de outro projeto educacional “Comunidade Escola”
.
Locais de atuação:
 Instituto Salesiano
Colégio Estadual Santos Dumont e
Escola Municipal Itacelina Bittencourt,
( localizados na região do Parolin e Vila Guaíra ). Premiações . Revelação grupo de dança e destaque social de 2004 . Destaque na Dança e Ação Social de 2005 - Destaque do FERA (Festival de Arte da Rede Estudantil do Paraná) no ano de 2006 com o tema Releitura do Fandango. - Destaque do FERA (Festival de Arte da Rede Estudantil do Paraná) no ano de 2007 com o tema Somos Todos uma Raça ( Diversidade Cultural e Racial) realizado em Ponta Grossa. - Comunidade Escola (Escola Municipal Itacelina Bittencourt e Escola Municipal Belmiro César) O grupo realizou na Escola Municipal Itacelina Bittencourt com apoio de todo corpo docente o 1° Encontro de Dança Resgatando Valores Culturais e de Cidadania que reuniu 45 pessoas entre pais,crianças e jovens.
Apresentações realizadas como projeto de ação social e cultural: - Teatro Guaíra (participação na peça Pai Herói ) no ano de 2003 - Dança Curitiba - Desfile "Concurso Beleza dos Palmares" - Eventos do "AXÉCIA" - Missa e Rave do Padre Reginaldo Manzotti- recebendo também premio de 1° lugar em dança na rave -Teatro Guaíra ( Semana da Consciência Negra com o Espetáculo da África para o Brasil – Somos Todos uma Raça) no ano de 2007. "Exaltar a Arte e a Cultura Através Dança...Isso é Ginga Total". Modalidades de Dança: • Dança Afro. • Axé • Dança Contemporânea • Dança de Rua • Apresentações Teatrais (Temáticas)

OBJETIVOS
Geral:
Objetivo claro do grupo é trabalhar a descoberta de sua cidadania, e contribuir para que as pessoas tenham coragem de lutar para realizar seus sonhos e sejam cidadãos participativos, não somente no bairro onde vivem , mas agente transformador, tendo claro os seus deveres e direitos em nossa sociedade.Essa confiança pode ser desenvolvida através da valorização de si próprio e do seu semelhante , aprendendo a estar com gente, a conviver em grupo, a desenvolver sua coordenação motora e contatos com ritmos envolventes da extensão RITMOS AFROS.
Específicos:
1.Resgatar a cidadania e a dignidade de crianças e jovens, em situação de risco sócio- ambiental, trabalhando com eles valores e compreensão de mundo.
2. Estimular o gosto pela dança e teatro, enquanto expressão de nossa cultura e forma saudável de lazer e exercício físico.
3. Despertar nos jovens a necessidade de estudar, aprender e se qualificarem para o trabalho.
FUNDAMENTO SÓCIO-CULTURAL
A arte, a dança, o teatro não só abre a visão do ser humano para a criatividade, como também abre caminhos para a profissionalização, para a sua autonomia.
MODALIDADE(S): DANÇAS POPULARES , COM RAÍZES FORTES NA CULTURA AFRO.
Sabemos o quanto nossa juventude se encontra desamparada e vulnerável a todo tipo de risco, até alcançar a sua maturidade e qualificação para o trabalho. Sabemos também, o quanto podemos esperar de uma criança ou adolescente, desde que seja motivada e orientada em sua formação. Cabe a nós, educadores, parceiros, darmos as mãos e oferecer um pouco do que já conseguimos em nossa caminhada a essa juventude. Se a sociedade se envolver, certamente encontraremos muitas saídas para o problema desta geração, tão desencantada e sem perspectivas, mas rica em talentos, com variadas competências.
PÚBLICO VISADO
Os jovens envolvidos neste grupo, são oriundos de famílias carentes, muitos são catadores de material reciclável, outros providos apenas pelas mães, domésticas, vivendo em moradias irregulares, sem infra-estrutura de saneamento básico, vivendo, portanto, numa condição bastante precária até mesmo de alimentação.
O projeto busca a prevenção do desvio do jovem para a criminalidade, apontando-lhe o caminho da cidadania, através da arte, da alegria e do amor. Somos todos muito pobres, alunos e orientadores. Porém, com um coração cheio de esperança, motivados para a vida e temos certeza que daqui sairão muitos artistas, que brilharão pelas estradas da vida.


RESULTADOS
Maior interação com a juventude, levando-a a perceber-se empodeirada, para agir no ambiente familiar e profissional.
Espaço aberto para sua carreira no mundo da dança e das artes.
Humanização, socialização, auto-estima , segurança e desempenho profissional.
ETAPAS DO TRABALHO:
Abordagem às crianças e jovens dentro e fora das escolas;
Escolha dos locais de reunião e ensaios (geralmente no Col. Santos Dumont, no Bairro Guairá)
Palestras de formação para a vida;
Ensaios de passos e coreografias , exercícios e alongamentos e apresentações.
Através de valores cristão ( bate papo , meditações e participações em eventos religiosos).
Busca importantíssima de conhecimento dos diversos estilos de danças e ritmos, através de cursos, pesquisas e dinâmicas em grupos e individuais, avaliações;
Procurar manter a parceria com a fundação cultural e outras entidades que possam promover cursos de formações com outros profissionais da área de dança e cidadania.
Buscar filmes de dança para passar, que tragam mensagens sobre como é a dança como profissão para os interessados.
Procurar parceiros para as aulas, aqui na cidadania , que nãocobrem taxa de mensalidade , para que realmente assim o trabalho tenha uma dimensão social mesmo.
Para que possamos concretizar tudo isso , necessitamos de verbas para transportes, alimentação, vestuários e cuidados com a saúde dos participantes.









PLANO DE AÇÃO
TÍTULO DO PROJETO:
“GINGA TOTAL– GRUPO DE DANÇA COMO RESGATE A VIDA E A DIGNIDADE HUMANA”
RECURSOS HUMANOS:

REQUISITOS
Transportes para os professores poderem ir ate o local dos ensaios e aulas;
Cds;;
Mp4 com uma caixa de Som, adequados para podermos fazer aulas externas com qualidade;
lanches /água potável na sala para apresentações;
folha para fazer as fichas de inscrição e também carteirinhas com identificação dos alunos;
1.Transportes( p/ eventos, festivais, cursos);
2. Vestuários (uniforme, figurinos, sapatos p/dança), confecção dos mesmos;
3.Alimentações ( eventos, festivais , Acantonamento, cursos);
4. Saúde (emergências eventuais, avaliação para exercícios);
5. materiais diversos para confecção de figurinos artesanais afros ( sacos alvejados, tesoura, linha, tecidos, tintas, barbantes, etc.)
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
· -Segundas, quartas e quintas-feiras: ensaios estudo de danças expressão corporal, motivação de vida e montagens coreográficas ( Colégio Estadual Santos Dumont—17:30 até 19:00)
· Sábados: projeto Comunidade escola-( realizado na Escola Municipal Itacelina Bittencourt- bairro Guairá- 10:30 até 12:00_)
· Um final de semana a cada mês: Eventos da Secretária de Esporte e Lazer de Curitiba pré agendados nos finas de semana.
· Campanhas e apresentações em congressos ou encontros que mobilizem a comunidade levando a conscientização –sempre depende dos convites
· Dia da Consciência Negra- Teatro GUAIRA-
· Projeto FERA representando sempre o colégio Estadual no qual desenvolvemos nossas
CARACTERÍSTICAS:
· Nosso trabalho consiste em divulgar, difundir a dança afro-pop como cultura popular digna de respeito e como resgate a auto – estima do cidadão.
· Trabalhos diários e apresentações semanais;
· Apresentações em eventos da cidade e região;

· Divulgação das ações do projetos nos meios de comunicações;
· Busca de outras entidades a serem auxiliadas;
· Busca de parcerias para fortalecimento do projeto;

REGISTRO FOTOGRÁFICO DE ALGUNS EVENTOS:
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2007 - NO TEATRO GUAIRA
DESCRIÇÃO DO EVENTO Data 16 de novembro de 2007
Em parceria com o teatro e o grupo kanaombo realizamos uma apresentação sobre a a cultura dos povos afros e a sua importância na história.
Local: Guairinha
Participantes: Crianças, jovens e adultos do projeto de dança realizado no Parolin.
Doações: transportes,alimentação, figurinos
Resultados positivo, espetáculos lotados, auto- estima dos artistas (Jovens) redobrada, envolvimento de todos, boa repercussão dos trabalhos do grupo na mídia. Participação dos familiares. APOIO:
Lions Club Curitiba guaíra e outros...




 Participação no projeto FERA da Secretaria da Educação do Paraná2008
 Apresentação no Ópera de Arame
 DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 22/11/2010
COMUNIDADE ESCOLA / ESCOLA ITACELINA BITTENCOURT-BAIRRO GUAÍRA

-
ORÇAMENTO PREVISTO:
ATIVIDADE
Aulas
Apresentações
ESPECIFICAÇÃO
Transportes do educador para poder Ir até o local de ensaio
E aulas
Cds
Mp4 com uma caixa de
Som adequado para poder
Fazer aulas externas com qualidade
lanches /água potável na sala
folha para fazer as fichas de inscrição e também carterinha com identificação
1.Transportes(eventos , festivais,cursos)
UNIDADE
R$ 1,90
R$ 1,00
R$ 170,00
R$ 200,00
R$ 800,00

R$ 2.000,00
QUANTI DADE
78 (SAB)
100
01
01
.......

CONF ENVENTOS
VALOR UNITÁRIO ( R$ )
R$ 148,20
R$ 100,00
R$ 170,00
R$ 200,00
R$ 800, APROX.

R$ 2.000,00


2. Vestuários (uniforme, figurinos, sapatos p/dança)
R$ 8.000,00

R$ 8.000,00


3.Alimentações ( eventos, festivais , Acantonamento,cursos)
R$ 2.000,00

R$ 2.000,00


4. Saúde (emergências eventuais, avaliação para exercícios)
R$ 2.000,00


5. matériais para confecção
De figurinos artesanais afros( sacos alvejados, tesoura linha, tecidos, tintas, barbantes...)
R$ 3.000,00

R$ 3.000,00

RESUMO DO ORÇAMENTO

ORÇAMENTO TOTAL DO PROJETO
Aproximadamente R$ 18.418,20

Se você pode de alguma forma contribuir para que este projeto continue favorecendo a estas crianças e jovens que acreditam  num mundo mais humano e cheios de esperança, Comuninique -se com o presidente do Lions Club Curitiba Guaira Ronildo Lopes pelo F. 8825 7321 ou lopes.ronildo@gmail.com

Um de nossos clubes orientadores , sempre nos apoiando.

Um de nossos clubes orientadores ,   sempre nos apoiando.
LIONS CLUBE CURITIBA - CAPITAL